quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Confusa

Agora começou minha fase de preocupações alimentares. Antes era só peito a cada 3 horas no máximo, mas agora ele já está comendo frutas de manhã e à tarde e ontem descobri que essa semana ele também vai começar a comer a papinha salgada. Olha, posso dizer que estou num conflito comigo mesma.

Estou super feliz que ele vai começar a comer papinha, porque é uma delícia dar coisinhas pra ele comer, ele adora tudo! Mas por outro lado, comer papinha também significa mamar menos. E me dá um aperto saber que nossos momentos de exclusividade vão diminuir! Não tem coisa mais gostosa do que a hora de mamar. A gente fica juntinho, ele me olha nos olhos, me faz carinho, fica calminho, dorme no meu colo... E agora 4 das mamadas vão ser substituidas por papinhas.

Eu sei que tudo faz parte do crescimento e desenvolvimento dele, e que isso significa que ele está passando para a fase 2, mas o coração é bobo e no fundo eu acabo ficando triste por não ter mais meu bebezinho pra mamar como era antes. Só de pensar que um dia ele vai parar totalmente de mamar, já fico nervosa!

Já tinha pensado sobre o assunto antes e realmente até comecei a me preparar para o dia do desmame, mas parece que o tempo passou tão rápido! Como assim já se foram 6 meses? Quando ele nasceu eu tinha a impressão que esses 6 meses iam demorar pra acabar, mas de repente PLUFT! acabou!

Agora eu consigo entender porque minha mãe sempre falava "as crianças" mesmo quando eu já tinha mais de 18 anos... porque as mães sempre querem que os filhos sejam SEUS! Que história é essa de criar filho pro mundo? Eu não quero que o mundo leve meu filho de mim! E mesmo assim, temos que criá-los para enfrentar a vida... Já sei, vai dizer que agora sou a galinha com os pintinhos debaixo da asa?! A vontade que eu tenho é essa mesmo, mas infelizmente tenho que pensar que ele vai parar de mamar, virar criança, ir pra escola SOZINHO (como assim, longe de mim?), virar adolescente, sofrer por amor (quem é essa sirigaita que fez meu filho sofrer?), ser jovem, ir pra balada (longe dos meus olhos? e se ele aprontar alguma??), arrumar uma namorada (não quero nem comentar...), se casar e ir morar longe de mim (e se ela não cuidar bem dele?) e depois... me dar netos. Netos... não consigo nem imaginar como esse meu bebezinho pode ter bebezinhos!

Eu sei, eu sei. Não é bem por aí. Mas tenho bastante tempo pra me adaptar às fases do meu filho. Prometo que não vou ser assim tão radical! Este é só um pensamento de uma mãe que está começando o desmame gradual e está se sentindo incapaz. Logo passa. Eu me espelho muito na minha mãe, que foi uma excelente mãe pra mim e pro meu irmão. Quero ser uma mãe como ela é. Tomara que eu consiga, porque a maternidade envolve assuntos complexos e mudanças na própria personalidade.

Mas eu tenho fé que serei uma boa mãe! E quanto ao desmame? Vou tentar passar por isso sob outro ponto de vista: em vez de pensar que eu o estou perdendo, vou pensar que ele está crescendo e eu estou ganhando uma pessoinha na minha vida!

2 comentários:

  1. Incrivel como nós mamães nos compreendemos, mas busque realmente crescer com isso e deixa-lo crescer, se tornar essa pessoinha...pq eu tive esse receio e o prendi em mim, hoje, apenas 7 meses a mais de experiencia, porém o suficiente pra entender que temos que respeitar os tempos, por mais q doa na gente
    ( falar é facil !! ) As pessoas veem eu amamentando o Lucas e ficam indignadas, minha cunhada não para de falar que ele está grandinho, mas como? Quem aguenta o choro a noite? Quem consegue ver aquela carinha pedindo peito?... e ainda ele empurra minha mão pra levantar a blusa...como não compreender??? Realmente é dificil, mas necessário e no fim, bom pra nós, que precisamos dar um tempo a nós, merecemos!
    Dizem que os bbs tem várias fases...e quando começa a andar?? menina!!! a semana passad emagreci 0,5 kg ( o que é ótimo! ) só correndo atras dele!!! Tudo é maravilhoso, estou com vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu que o diga.... minha bebê amam até hoje.... minha princesa.E como dizer não! Chega! Você é grande!!! JAMAIS... não contem comigo para isso (rs)

    ResponderExcluir