terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Quando você pensa que tem tudo sob controle...

Negocinho chato esse. Com nenê a coisa muda de um dia pro outro, sem avisar. Agora é a vez de mudar o sono! Nada que me deixe de cabelo em pé, mas cada mudança exige um pouco de tentativa e erro até que as coisas entrem nos eixos.

Quando o Pedro nasceu, dormia com uma facilidade incrível. Era super fácil colocá-lo para dormir a noite: banho, peito e berço. Então ele fez 3 meses e tivemos algumas complicações. A sequência mudou de banho-peito-berço para banho-peito-berço-peito-berço. É que depois que ele dormia e era colocado no berço, era só esperar 20 ou 30 minutos que ele acordava chorando, querendo peito pra dormir denovo. E lá ia eu, cuidar do meu rebento, e essa brincadeira às vezes terminava umas 23:30h. Depois de 2 meses brincando de dorme-acorda, de um dia para o outro ele resolveu dormir direto até umas 6h da manhã, mamar em 15 minutos e dormir denovo até as 9h. Ufa! Mas essa faceta durou pouco, porque claro, tudo o que é bom dura pouco.

Então, sem mais nem menos, ele começou a acordar duas vezes de noite. E na primeira vez nem era fome, porque ele usava meu peito como chupeta por 5 minutos e dormia denovo. Era só pra me tirar da cama, fazer meu sono ser cortado no meio. Mas como uma boa mãe (pelo menos eu tento ser) eu levantava alegremente para fazê-lo dormir denovo. Tá, desconsidere a palavra "alegremente", porque ninguém que acorda as 3h da manhã pra servir de chupeta acorda alegre.

Mas então, quando eu pensava que a coisa tinha estacionado... tudo mudou novamente! Até me lembrei da célebre frase do Zagallo "Aí sim! Fomos surpreendidos novamente!". Pois é, agora estou até entendendo um pouco de futebol, já que passei bastante tempo amamentando o Pedro na hora do Esporte Espetacular! Mas voltando ao assunto, tudo estava calmo até que de repente meu filhote resolveu dormir mamando. Sim!! Agora ele toma banho, mama, fica me usando como chupeta e dorme no meu colo. E ai de mim se tentar desgrudar a boca dele do meu peito! O bichinho acorda nervoso, de boca aberta, procurando meu peito e só sossega quando o encontra. E nessa brincadeira vai uma, duas horas até conseguir colocá-lo no berço com sucesso. Lá vamos nós para mais uma fase de tentativas e erros! Ontem começamos uma nova estratégia: ele dormiu mamando, quando eu percebi que ele tinha dormido mesmo, numa manobra rápida e meticulosamente calculada, despluguei meu peito da boca dele e coloquei a chupeta; momentos tensos de observação; sucesso! O coloquei no berço e ele ficou. Maravilha! Cinco minutos depois ele acordou e aí o pai dele entrou em ação, fazendo carinho nele e recolocando a chupeta na boca, pois ele a tinha perdido. Dormiu. Mais cinco minutos e acordou denovo, novamente o Fe realizou a mesma manobra. Mais cinco minutos.... idem, idem, idem. A nossa intenção era fazer ele entender que não é pra dormir no peito, mas chegou uma hora que ele começou a chorar de verdade, bravo mesmo, e aí não teve jeito... A teta mágica teve que entrar em ação, e 15 minutos depois lá estava ele, dormindo feito um anjinho, para acordar para mamar só as 4:30h, dormir, acordar denovo para mamar as 8:20h, dormir e despertar só as 10:20h.

Por enquanto está funcionando. Hoje vamos continuar com o teste "mãe e pai" para quem sabe ele voltar a dormir rápido. E aí, quando estivermos com tudo sob controle, ele resolve mudar denovo. Gente, é uma vida sem rotina! A gente não vive reclamando que rotina enjoa? Ele está fazendo minha vida ser muito mais divertida!

[cara de quem falou mas não acredita no que disse]

2 comentários:

  1. Vixi Fer, de chupeta ambulante pra chupeta ambulante, faça um milagre de tirar este vicio, o meu acorda 8 x ou mais a noite pra chupetar e também só dorme no peito, plugo ele e depois de 20 min. ele dorme, mas eternamente no peito...sou uma escrava-chupeta-ambulante dele, e olha que já passou de 1 ano, vai por mim...sua sorte é que o marido te ajuda, se depender do meu...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Pois é... estou tentando tirar o vício da chupeta-peito pra deixar ele só de chupeta-borracha. Deu certo essa noite!!
    Mas sabe como é né... com bebê a gente não pode cantar vitória muito antes do tempo...

    ResponderExcluir