terça-feira, 29 de março de 2011

Coisas de mãe

Talvez nem todas as mães assumam, mas tenho certeza que todas concordam em um ponto: "meu filho é sempre melhor". Não que ele seja sempre o melhor em tudo, mas as coisas do nosso próprio filho são muito melhores.

Por exemplo, o suor. Pega aquele dia de calor intenso que seu filho ficou correndo e brincando sem parar e cheire o azedinho que vem dele. O suor azedinho do nosso filho é uma delícia! É fedidinho mas é gostoso, tem cheiro de brincadeira, felicidade e muita energia queimada! Agora, tente cheirar o azedinho do filho de outra pessoa. Vai ser fedido, mas fedido mesmo, de dar nojinho e tudo! Não importa se é filho da prima, da melhor amiga ou da vizinha, o cecê do seu filho é o único que não vai dar nojinho e vai ser sempre gostoso.

E cocô então? Eu vou lá e abro a fralda do meu filho na boa, não me incomodo nem um pouco com o cheiro que por pior que seja é sempre extremamente suportável. Agora cocô do filho dos outros é sempre muito mais fedido. De dar nojo mesmo. Fico imaginando professora de escolinha, que tem que trocar fralda de todos os pequenos. Coitada. A professora da outra escolinha do Pedro dizia que conhecia o dono do cocô apenas pelo cheiro que exalava. "Hmm... esse cheiro é do Pedro!" - pra mim tudo bem, tranquilo. Mas e pra ela? Imagina ter nojinho do cocô de umas 15 crianças diferentes? Deve ser traumatizante! Pior ainda se a professora não tiver filhos, que fica sempre aquela questão "Nunca tive que trocar fralda de cocô nem de filho meu, vou ficar limpando bumbum do filho dos outros?". Terrível.

O mesmo pra baba. Vem seu filho com aquele biscoito babado e te "oferece" enfiando sem gentileza nenhuma dentro da sua boca. Tá bom, tá babado mas tá tranquilo, eu finjo que gostei e ainda falo "Hummm!" para incentivá-lo a continuar comendo. Agora, baba de filho dos outros é nojento. E como se desvencilhar de um alimento babado sendo "oferecido" daquele jeito pelo filho da sua amiga sem ferir os sentimentos dela? Aí você fica pensando: "Como prendendo a respiração e sem mastigar pra ver se passa direto ou nego e digo que não quero, correndo o risco do filho dela oferecer com ainda mais vontade e chorando quando eu não comer?" É, é uma dúvida terrível.

Agora nada ganha no quesito "Meu Filho é o Mais Lindo". Aposto que você já ouviu alguma mãe dizer "Ai que lindo que você é, filho!" ou "Vem aqui, meu gatão!" e pensou: "Se isso é lindo, é porque ela ainda não viu o MEU filho!" Ou quando vai buscar seu filho na escola e fica analisado mentalmente todas as outras crianças, obviamente sem fazer nenhum comentário para não parecer convencida: "Bonitinho... mas o meu é mais", "Sorriso lindo... mas o do meu filho é mais lindo", "Fofo!! Mas meu filho é mais!", ou até "Tem olhos lindos, mas esse cabelo não ajuda" e em alguns casos "Ai coitado... aquele ali é feio mesmo, que dó!" e você sai da escola pensando que seu filho realmente é o mais lindo da classe, da escola inteira, quem sabe até de toda a cidade.

E qual mãe vai me dizer que não pensa tudo isso a respeito do seu filho? Minha mãe já me dizia desde sempre: "Mãe é tudo igual, só muda o endereço!"

2 comentários:

  1. Concordo com td, mas tem uma coisa dessa lista q não faço mesmoooo, não consigo comer bolacha babada nem da minha filha, não pela baba em si, pq isso eu nem ligo, já dei muito beijinhos e fui recebida com litros de cuspe (exageradaaaa, rss), mas pela sensação ruim q me dá bolacha mole, não sei, mas isso me cheira trauma de infância, acho q devo ter comido muito qdo era pequena, só pode!!! Então, sorry, se vier me oferendo eu travo a boca, pra filha, sobrinho, amigo e só como sob tortura!!!!! rss

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, pelo menos você tem uma boa explicação!!

    ResponderExcluir