sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mãe Leoa

Minha mãe sempre me disse que as mães são como leoas: "Não mexa com a minha cria!" Eu achava isso exagerado e engraçado, nunca imaginei que isso pudesse acontecer comigo. Mas aconteceu. Quando o Pedro nasceu, nasceu em mim a Leoa, meu alter-ego tão protetor, bravo e irracional que às vezes tenho que me concentrar muito pra que ela não me domine.

Uma vez na festa junina da escola do Pedro tinham umas crianças brincando de bola. As crianças eram maiores que o Pedro, mas assim que o Pedro viu a bola e as crianças começou a correr junto. Então a bola veio pro lado dele, e ele todo desajeitadinho correu atrás e se abaixou pra pegar a bola... e outro menino grande o empurrou, pegou a bola da mão dele e saiu correndo. O Pedro ficou ali no chão sentado, com uma expressão de quem não estava entendendo nada, sem saber se voltava a correr atrás da bola ou se ficava ali só olhando. Ouvi a Leoa rugindo. "Calma, Leoa... Calma." Meu sogro pegou o Pedro no colo (ele estava mais perto que eu) e o levou pra tentar "pescar" uma bola na barraca da pescaria. A Leoa queria pegar aquele moleque pelos ombros e perguntar qual era o problema dele, arrancar a bola das mãos dele e levar para o Pedro. E falar que se ele ousasse fazer aquilo de novo, que ela não ia ser tão boazinha. E eu tentava silenciar a Leoa, pensando que o Pedro tem que aprender com as adversidades também e que nem sempre as pessoas vão ser legais com ele. E a Leoa dizia: "Uma ova! Se alguém tentar não ser legal com ele vai se ver com a minha fúria!" Calma, Leoa... respira... "Deixa aquele monstrinho vir pra perto do Pedro de novo..." Calma, Leoa...

E às vezes a Leoa aparece em situações em que teoricamente ela não tem que aparecer. Como quando o Pedro encontra algum amigo nosso, "tio" ou "tia" para ele, fica feliz por ter encontrado alguém pra brincar com ele e começa a cantar "No Riiiiiiio, no Riiiiiio" (a música do filme Rio) e a pessoa não entende o que ele está cantando e não dá atenção. E ele canta de novo, pra pessoa cantar com ele, com aqueles olhinhos felizes e esperançosos, e a pessoa só sorri. A Leoa grita dentro de mim "Por que todas as pessoas que ele conhece não vão logo assistir esse filme pra entender que música ele está cantando? Ele está ali tentando socializar, cantando feliz e a pessoa só sorri?? Quer fazer o favor de cantar com ele?" Irracional, mas a Leoa é irracional.

De vez em quando ele encontra algumas crianças americanas no hotel, mas algumas crianças não gostam de conversar com estranhos, nem que o estranho seja uma criança também. Ele chega muito feliz, sorrindo, dizendo "Hi!" e mostrando os carrinhos dele, dizendo "Cacau!" (Ca-chaw, como diz o McQueen dos Carros) e as crianças continuam andando como se ele fosse uma sombra. Ele corre de novo, diz "Hi!" ainda mais alto, sorri, e as crianças não ligam. A Leoa aparece. "Seus monstrinhos, vocês pensam que são melhores que ele? O que custa olhar e falar 'Hi', nem que seja pra ir embora depois, mas dê um pouco de atenção! Ele só quer brincar com vocês! Crianças metidas..." Ela ainda fala muitos palavrões quando está brava, mas não vou transcrever aqui.

Outra ocasião em que a Leoa aparece é quando alguém vem tentar mandar no Pedro. Uma coisa é eu dar bronca nele. Outra é alguém tentar dar lição de moral, mandar ou dizer o que eu devo ou não fazer com ele.  A Leoa é implacável. "Quem ela pensa que é pra vir mandar no meu filho? Ela nem tem filhos pra vir tentar me ensinar como agir com ele! Ah, mas ela vai ouvir poucas e boas..." E eu: "Não, não, não Leoa!! Calma, pelo bem da amizade que eu tenho com ela ou pelo bem do relacionamento em geral... esquece, deixa pra lá." E a Leoa: "Como deixar pra lá, eu não posso deixar isso quieto!" e por aí vai, até que eu consigo controlar a fúria dela, ou pelo menos fazer ela falar mais baixo.

Ah, essa Leoa... Sempre aparecendo quando eu não quero.


5 comentários:

  1. Hahahahahaha adorei esse post!
    Um dia eu achei que estava enlouquecendo, ou me tornando muuuuito má, quando senti vontade de "esganar" uma criança que fez mais ou menos a mesma coisa que fizeram com o Pedro, com a minha filha.
    Bom saber que isso é coisa da leoa que nos tornamos, e que é mais comum do que imaginamos!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo esse post! Já tinha até pensado em falar disso lá no blog.. Só sendo mãe pra entender o que é esse instinto selvagem que faz a gente querer proteger a cria a todo custo. Eu ainda não tive vontade de voar no pescoço de nenhuma criança. Mas tenho certeza que não vou agir diferente de você, meu sangue na certa vai subir na cabeça e eu vou ter que me controlar.. Esses dias já fiquei com raiva de um homem que ignorou totalmente a tentativa da Analu de socializar.. Ela, toda linda, ficava conversando com ele e o mané nem pra dar um sorrisinho.. Insensível de uma figa!
    Ai ai, mãe passa por cada estresse, né? Hahaha

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  3. Como diria minha mãe, "Mãe é tudo igual, só muda o endereço!"
    Kkkkkkkk
    Beijos meninas, obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Fe amei esse post , sou uma leoa nata, a Rapha já levou alguns empurroes tmb,as vezes tento por na cabeça que esses são os primeiros de muitos empurroes que ela ainda vai levar na vida, mas dali a 30 segundos quero pegar pelas orelhas da criança que a empurrou e falar umas poucas e boas hahaha como ser leoa uma leoa controlada é divertido!!!! Bjo a todas as mamaes leoas do mundo!!

    ResponderExcluir