segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Casa dos outros

O tempo vai passando e cada vez vai ficando mais difícil ir na casa dos outros. Com um bebezinho pequeno é fácil deixá-lo dormindo no carrinho ou sentadinho brincando. Agora está impossível. Claro que tem casas que são mais fáceis de visitar, como as casas dos avós ou de amigos que tem filhos da mesma idade. Mas essas significam apenas 1%.

Ir pra casa dos outros, seja pra fazer churrasco, comer pizza, aniversário ou bater papo é praticamente fazer academia. E eu não vou conseguir sentar e conversar calmamente com ninguém. Mais provável que eu não consiga nem ao menos sentar.

Ele quer mexer em tudo, e a casa dos outros normalmente não é preparada com segurança anti-crianças, então tem armadilhas em todos os cantos! Ele quer pegar os enfeites de cima da mesa, mexer no telefone, jogar as revistas no chão, apertar TODOS os botões da TV, DVD player, aparelho de som ou qualquer outra coisa que possua botões, subir na mesa de centro, pegar copos de vidro de cima da mesa, colocar a mão na boca do cachorro, puxar o rabo do gato, subir e descer escadas, abrir armários e tirar as coisas de dentro, apertar interruptores de luz, jogar qualquer coisa no chão (ele gosta de ouvir barulhos), bater em superfícies barulhentas como máquinas de lavar roupas, portas de armários e outros, pegar legumes e jogar no chão - na casa da minha mãe as batatas e cebolas são bolinhas nas mãos dele -, quer sair, entrar, sair de novo, entrar por outra porta, correr, comer ração do cachorro, colocar pedras na boca, colocar a mão na churrasqueira, mexer nos pneus dos carros, arrancar brinquedos das mãos de outras crianças... e por aí vai. Tudo isso só na primeira meia hora da visita. Então é impossível eu conversar com alguém, e quando vou embora me sinto como se tivesse malhado a semana inteira. Ah, sim, e ele está feliz, cansado e vai dormindo no carro.

Por causa disso tenho evitado ir na casa de amigos ultimamente. Eu não aproveito a visita, os anfitriões só me vêem de relance, enquanto estou correndo atrás do próximo perigo do Pedro e eu me canso demais. Sem contar que a minha barriga também já está crescendo, um peso extra além do Pedro. Sei que é fase, uma coisa que aprendi pela experiência materna nesses 17 meses é que nada é para sempre. Então acho que vou esperar pacientemente essa fase passar, pra depois voltar com minha vida social tranquila.

E aí quando o Pedro estiver bonzinho e mocinho pra visitar os outros, o Daniel vai estar nessa fase de "Demolidor". Sim, o ciclo se fecha. Será que vai ter fim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário