sábado, 6 de fevereiro de 2010

Comer comer, é o melhor para poder crescer!




Hoje todos os temas são sobre alimentação e todos começam com P: pipoca, peito, papa e peso!

Pipoca
Não ia colocar em tópicos, mas como tudo começa com P achei que ia ficar divertido! Vamos lá: no fim de semana passado fizemos pipoca pra comer assistindo TV, e o zóião do Pedro ficou salivando de ver a gente comer. Aí o Fe sentou do lado dele e ficou dando a parte branquinha da pipoca, sem a casca do milho, e ele comia direitinho, mastigava e tudo! Mas como a pipoca não era igual comida de Harry Potter que completa de novo quando acaba (viajei né?), uma hora acabou. Mas esse nenê fez um escândalo!! Ficou bravo, reclamou, deitou no chão e esticou as pernas, não queria mais papo! A gente falava que acabou, mas claro que ele não entendia. O jeito foi pegar ele no colo e sair pra dar uma volta pela casa, pra fazer ele esquecer o assunto.

Peito
Outro dia ele estava mamando e finalmente descobriu o peito! O meu, claro. Parou de mamar, ficou olhando, pegou meu peito com as duas mãos, virou para um lado, para o outro, voltou a mamar mais 4 vezes, parou de novo, segurou o peito, apertou, colocou perto do rosto, afastou, mamou mais 3 vezes, parou, segurou de novo, virou para os lados, voltou a mamar... e tudo isso com uma carinha de concentração, de análise! Foi tão engraçado! Foi a primeira vez que ele parou pra ver onde estava mamando.

Papa
Agora ele pegou gosto pela coisa. O almoço e o jantar estão sendo uma coisa rápida, objetiva: abre a boca, ganha papa, mastiga, engole, abre a boca, ganha papa... E ai de mim se demoro a dar a próxima colherada! Ele grita! Então a coisa é praticamente mecânica, precisa. Não posso demorar, ficar enrolando, nem perder tempo limpando a boca dele ou coisas, para o ponto de vista dele, sem importância. Afinal, estamos lá para o que mesmo?

Essa semana fomos fazer o curso de batizado dele na igreja, eu, o Fe e ele. Como o curso começava as 19:30h, levei uma papinha para o caso de bater a fome, já que ele está acostumado a jantar por volta das 20:00h. Aí às 20:30h o curso ainda não tinha acabado, e ele já estava reclamando de fome. Não tive dúvidas: abri a papinha e dei fria mesmo. E ele no colo do Fe, fazendo o mesmo ritual preciso para comer: abre a boca, ganha papa, mastiga, engole e assim por diante. Claro que ele virou o centro das atenções, todas as pessoas em volta paravam pra ver ele comendo com aquele apetite invejável, os movimentos precisos e coordenados que nós dois estávamos, ambos concentrados em terminar logo com aquilo. E sim, ele comeu o potinho inteiro como sempre faz, mas como o potinho é "meio" grande pro tamanho dele, todo mundo ficou rindo e achando o máximo. E ele terminou de comer e ficou calmiiiinho... aí voltou a brincar tranquilo com os brinquedos que eu levei.

Peso
E apesar de tudo, contrariando todas as expectativas, esse mês ele engordou só 160 gramas. Estranho mesmo! Cresceu 2,5cm mas engordou pouco. O pediatra disse que é normal quando o bebê começa a comer sólidos que ele fique um mês ou dois crescendo mais que engordando ou engordando mais que crescendo, e que não ficou nem um pouco preocupado. Mas que se isso se repetir 2, 3 vezes aí sim vamos fazer exames pra saber o que está acontecendo. Na verdade achei até legal ele engordar menos. Legal pras minhas costas, legal pra ele que estava rechonchudo. Mas não quero que isso se repita.

Agora preciso ir. Hoje, sábado, meu príncipe me tirou da cama às 6:50h e agora está na hora de comer uma frutinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário