segunda-feira, 7 de junho de 2010

Primeiro aninho!


Hoje é o dia do primeiro aniversário do Pedro. A exatamente 1 ano - nesta mesma hora, 17h - eu estava na maternidade, quase tendo um treco de tanta dor do trabalho de parto. Mas aguentei firme! Não falei um palavrão, não reclamei, não perdi a paciência. E já estava com contrações de 5 em 5 minutos desde as 4:30h da manhã. O Fe foi um fofo, ficou do meu lado segurando a minha mão e deixando que eu esmagasse a dele cada vez que vinha uma dor. Aquele papo de inspirar pela boca e soltar pelo nariz calmamente só funciona nas aulas do curso de maternidade: na hora o que acaba acontecendo é uma respiração desesperada, rápida, mas mesmo assim consegui controlar a entrada e saída de ar, entra pelo nariz e sai pela boca.

O que tínhamos combinado anteriormente é que só ligaríamos para os nossos pais assim que soubéssemos que não era alarme falso. Imagina todo mundo saindo correndo de outras cidades, indo pra Sorocaba e chegando lá, descobrem que era alarme falso? Então chegamos na maternidade e ficaram monitorando a dilatação e a intensidade das contrações, junto com os batimentos cardíacos do bebê. Minha médica (a Dra. Juliana Furlan, um anjo na minha vida) estava lá comigo e tudo estava indo bem, exceto pela minha dilatação. Ela dizia que eu tinha "3 dedos, se forçar um pouco", e eu já estava me acabando em dor. O aparelho que monitorava as contrações e os batimentos do Pedro estava na minha barriga e de repente o coração dele começou a bater muito rápido. O normal é que estivesse entre 140 a 160 bpm, mas o dele estava a 184 bpm. A Dra. Ju achou estranho e ficou observando durante algum tempo, até que finalmente os batimentos voltaram ao normal. Aí me encaminhou para a sala de parto, disse que ia me dar a medicação para aumentar as contrações, mas ela estava com uma pulga atrás da orelha e levou, ela mesma, o aparelho de monitoramento para a sala de parto. Chegando lá, minhas contrações começaram a ficar confusas: davam 2 seguidas, de repente ficava uns 8 minutos sem nenhuma. Aí o anestesista me deu o pré-anestésico e deixou tudo pronto para aplicar a anestesia de acordo com o parto que eu fosse fazer: normal ou cesárea. Eu estava tentando o normal. E de repente o coração do Pedro começou a diminuir o ritmo, ficou muito lento mesmo, batia uma vez e só ia bater de novo depois de um ou dois segundos. Pânico, terror e aflição. A Dra. Ju falou "Não estou gostando nada disso. Posso fazer uma cesárea?" e eu "Agora!!". Foi o tempo dela terminar de lavar as mãos e colocar as luvas e o anestésico já estava funcionando (eu não sentia DOR, mas sentia TUDO), ela abriu minha barriga, com a ajuda de outro obstetra, eu senti minha pele sendo repuxada, vários solavancos e em 4 ou 5 minutos o Pedro nasceu.

E ficou um silêncio. Ninguém falava nada, eu perguntei se ele já tinha nascido, alguém disse que sim. Perguntei "então cadê o choro? porque ele não está chorando?" e ninguém respondeu por uns 5 segundos e isso pra mim pareceu 2 horas de tensão. Então a Dra. Ju me disse "é que a pediatra levou ele porque ele fez cocô, mas ele vai ficar bem". Como assim ficar bem? E eu comecei a perguntar o que estava acontecendo, como ele estava, por que não estava bem, mas estava achando tudo muito silencioso, o Fe estava quase esmagando minha mão de tanto nervoso e eu comecei a tremer de um jeito absurdo, até batia os dentes, e chorava falando que eu queria ver o meu bebê. Assim que a Dra. Ju acabou de me costurar, ela e o Fe subiram correndo para a UTI Neonatal para ver como o Pedro estava. E eu fiquei lá na sala de parto só com uma enfermeira, o outro obstetra também tinha ido ver como estava o Pedro, entra um enfermeiro meio sem saber o que tinha acontecido, me viu chorando e disse "parabéns, mamãe!" achando que eu estava chorando de felicidade, quando na verdade era de desespero.

Cinco minutos. Dez minutos. Quinze minutos. E eu me desfazendo em lágrimas, tremendo tanto que até pulava na maca. E então chegam o Fe e a Dra. Ju, os dois sorrindo e com lágrimas nos olhos dizendo que o Pedro estava bem, estava respirando, já estava até rosadinho e que ele ia ficar bem. E eu pensando "respirando??" Aí me levaram para o meu quarto, que parecia mais vazio ainda já que o Pedro não estava lá, nem dentro da minha barriga. Eu queria vê-lo, mas não podia porque ainda estava anestesiada. Eu não parava de chorar. Perguntava para o Fe como ele era, se ele era lindo, se era parecido com ele ou comigo, e ele não sabia porque quando o viu estava tão nervoso que nem prestou atenção - só queria saber se ele estava bem. Então entrou a pediatra e disse que ele não ia ter sequelas por ter nascido sem respirar, que tinham acabado de fazer o teste e que ele seria perfeito. Por melhores que fossem as notícias eu só ficava mais assustada, por entender a dimensão do que estava acontecendo. Depois de algumas horas eu consegui manter a voz firme o suficiente para falar no telefone e contar para nossos pais que ele tinha nascido. Minha mãe me perguntou que tamanho ele nasceu, como ele era e eu disse que ainda não sabia o tamanho, mas que ele era lindo e quando falei isso me bateu um desespero porque eu ainda não tinha visto meu filho. A sorte é que já eram 8 horas da noite, então nossos pais deixaram para visitar no dia seguinte.

Depois a pediatra entrou no quarto e disse que ele estava respirando sozinho, sem ajuda de aparelhos e que ele estava cada vez melhor. Na manhã do dia seguinte eu entrei na UTI para vê-lo. Não consigo descrever o que senti vendo ele ali, tão pequenininho, dentro de uma encubadora, com um fiozinho de sonda na boquinha para ser alimentado. Tão indefeso e tão forte! Me deu um orgulho! Eu queria encher ele de beijos, mas o máximo que pude fazer foi tocá-lo com as mãos através dos buracos do lado da encubadora. Tão macio! Tão lindo! Tão frágil! Tão pequeno! Eu chorei muito.

Nesta mesma manhã meus pais e a mãe do Fe foram ver o Pedro, mas só conseguiram ver no horário aberto para visitas (era uns 15 minutos de visita e podiam entrar 2 pessoas, 3 vezes por dia). Meu pai conversou com o pediatra encarregado da UTI e ficou sabendo o que aconteceu diretamente do médico, e quando voltou ao meu quarto estava sorrindo e muito tranquilo. Disse que o Pedro nasceu com APGAR 1 e que cinco minutos depois subiu para 6. Disse também que ele estava muito melhor e que era muito forte. Dois dias depois ele veio para o meu quarto e cada vez que eu o olhava me dava vontade de chorar, mas chorar de orgulho! Tão pequeno, tão indefeso e tão forte, que lutou tanto para viver!! No dia seguinte fomos embora para casa e desde então eu agradeço a Deus por ele ter me dado o Pedro, tão perfeito, tão forte...

E hoje, no primeiro aniversário dele, eu me sinto tão feliz, tão completa e tão grata por ter ele na minha vida! Um ano com o meu príncipe, a pessoa que eu mais amo no mundo, a pessoa pela qual eu faria qualquer coisa, a pessoa pela qual eu daria a vida. Um ano se passou desde o parto complicado e ele está aqui, cada dia mais lindo!

Meu pequeno, desejo muito que você tenha um feliz aniversário, que seja cada dia mais abençoado por Deus, que tenha muita saúde, que seja um homem de bem e que seja muito, muito feliz. Eu te amo tudo. E obrigada por existir, por ser parte de mim e por me fazer cada dia que passa a mãe mais feliz do mundo!

4 comentários:

  1. Nossa...
    Me emocionei, Fe!!! O Pedro é TUDO e você, a melhor mãe do mundo!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pedrão!!!!
    Muitos anos de vida...

    ResponderExcluir
  3. Chorei!
    Felicidades pra esse fofissimo!

    ResponderExcluir
  4. Buaááááááááá!!!!

    Fe, eu li na segunda a noite.... mas não deu tempo de comentar!!

    Comecei a ler firme pensando q q vc fosse discrever como é ter um bebe em casa e vc me fala do parto dificil....aff quase tive um treco de tanto chorar...a hora q Dé me viu chorando ele achou q tinha acontecido alguma coisa com a Liz pq eu tava com ela no colo e aos prantos...hauahueheuhauahu.

    E detalhe q eu ja sabia de tudo isso q vc escreveu... mas mesmo assim a emoção foi mais forte!!!

    Sobrinho guerreiro esse! Lindo de tudo. E a mamãe tb é claro!

    PARABÉNS AOS DOIS.... fico orgulhosa sempre q conto pras pessoas da luta de vcs!!!

    PS:So tenho q tomar cuidado agora pra contar pq vou chorar,hauehuahueheu!!

    ResponderExcluir