quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Melhorando o vocabulário

É muito legal ver como o vocabulário vai melhorando dia após dia. Cada dia o Pedro vem com uma palavra nova ou uma palavra melhorada. As novidades são:

Papai / Mamãe / Daniel
Antes: papá / - / Didi
Agora: papai / memê / Nhãnhéu


Titia / Titio
Antes: titíti / -
Agora: titia / tio


Chupeta / Água / Suco / Acabou
Antes: pi / cá / pu / bô
Agora: pepeta / caia / puco / cabô


Carro / Ca-chaw (do McQueen) / Lápis
Antes: cá / cacún / pi
Agora: carro / cacáu / páti


Paninho / Pizza / Boca / Chocolate
Antes: pã / pi / ca / ca
Agora: polllo / pita / boca / cacate


Abrir / Sapato / Xixi / Mais
Antes: ilhá / papá / quiquí / m-má
Agora: aguí / papaca / tití / maisss

Menina:          minhinha
Quer:               qué-qué
Figurinha:      nhinhinha
Por favor:        popopôlllio
Desculpa:        pupuca
Pipoca:            popóca
Obrigado:        cacáco


Tem mais palavras, claro, mas eu não me lembro agora. E é legal ver como ele vai se virando com as poucas palavras que sabe. Quando ele quer fazer alguma coisa que não funciona ele diz: "Cabô a pilha", como se tudo usasse pilha e as pilhas nunca funcionassem. Quando eu fico realmente brava e dou uma bronca, ele olha pra mim, cruza os braços, dá um meio sorriso e diz: "Mimiiii...", que é como a vovó Deyse fala com ele quando ele está aprontando, "Meniiiiiiino!!" Claro que nessa hora ele me quebra, eu até tento continuar séria mas na maioria das vezes ele ganha.

Quando eu dou bronca nele e peço para ele não fazer mais alguma coisa, ele fala "Cabô! Cabô!", mas não no sentido que acabou, ele quer dizer: "Acabou, não vou mais fazer, parei." Teve uma vez que estávamos no supermercado aqui e eu dei um carrinho pra ele segurar, avisando que não podia abrir e tinha que pagar primeiro. Ele ia disfarçando, disfarçando e tentava abrir. Aí eu tirei o carro da mão dele, coloquei no carrinho (ele estava sentado na cadeirinha do carrinho) e falei que ele só ia ganhar quando chegasse em casa. Ele abriu um berreiro!!

- Pupuca, pupuca... cabô! Cabô! Cabô! - ele começou.
- Não vai mais abrir? - eu perguntei, com o coração em pedaços.
- Cabô! Cabô! - ele respondeu ainda chorando.
- Se você for bonzinho e esperar a mamãe pagar eu deixo você levar o carro - ele já tinha ganhado, mas eu ainda tinha uma lição a ensinar.
- Cabô, memê. Cabô!

Então eu devolvi o carrinho e ele segurou sem abrir durante mais uma hora, me mostrando de vez em quando que a caixa estava "quebrada", dizendo "mmmbô". Como ele sabe que só pode abrir a caixa e brincar depois de pagar, toda vez que eu passava perto dos caixas ele apontava para fora, reclamando quando eu voltava para dentro do mercado. Até que chegou uma hora que ele só apontava pra qualquer direção e reclamava. "Vamos embora, mãe. Paga logo que eu quero brincar!"

Depois que eu dou um presente pra ele que ainda tem que ser pago, ele não me devolve mais com medo que eu pegue de volta. Mas quando chega no caixa, ele mesmo coloca o brinquedo na esteira e fica esperando a caixa cobrar. Depois ele fica pedindo a sacolinha com o brinquedo (e ele sabe exatamente qual é no meio de todas as outras), quer ficar segurando a sacolinha até chegar no carro. E quando a gente chega no carro ele me entrega a caixa e fica pedindo freneticamente "Aguí! Aguí! Aguí!!" (abrir) e se eu demoro, já emenda um "Popopôlllo!" (por favor).

Eita fase gostosa, essa dos 2 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário