sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ponto de vista

Sempre que eu falei que queria engravidar quando o Pedro tivesse 1 ano porque queria que os dois crescessem juntos, a maioria das pessoas dizia que eu era louca de querer dois filhos tão próximos, que ia dar muito trabalho. Sempre pensei o contrário, que quanto mais próximas as idades mais fácil seria cuidar, porque eu precisaria estar só em uma "fase": papinhas, trocas de fraldas, parquinhos e por aí vai. Por enquanto estou achando que era exatamente o que eu pensava, porque dois filhos dão trabalho sim, mas não é tanto quanto eu imaginava. E logo o Daniel cresce e fica na mesma fase do Pedro, aí vai ser melhor ainda. Eu ainda estou na fase de acordar de noite, trocar fraldas, não dormir direito, então ter o Daniel agora não mudou muito a minha rotina. Fora que ele é tão bonzinho que não me dá trabalho nenhum! Graças a Deus.

Mas aqui nos Estados Unidos a coisa é diferente. É normal as pessoas terem 3, 4, 5 filhos e os pais são muito mais participativos na vida dos filhos do que no Brasil. Chega fim de semana, em vez dos pais fazerem alguma coisa que dê prazer a eles, o programa é levar os filhos para se divertir. Os fins de semana e feriados são dedicados à família e não ao descanso.

Estávamos andando na rua, o Fe com o Daniel no canguru e eu com o Pedro no carrinho, cada um tentando distrair sua metade dos filhos, sentindo um certo grau de cansaço e uma pequena necessidade de sossego, quando passamos por uma família em que o pai levava um menino pequeno no colo e a mãe andava de mãos dadas com duas filhas. E a mãe ainda estava grávida de uns 7 meses e parecia ter no máximo uns 35 anos. Eu olhei para a cena e falei pro Fe: "E dizem que nós que somos loucos!" Olhando aquilo não dava pra pensar que nós tínhamos trabalho, deu até uma certa sensação de alívio.

Ontem fomos levar o Pedro pra brincar na área infantil do shopping e como já estava quase na hora de fechar (aqui os shoppings fecham às 21:00h) tinham poucas crianças brincando. Pra ser mais exata, além do Pedro tinham 4 crianças no playground, sendo que 3 dessas crianças tinham muita energia. Logo que o Pedro entrou, a menininha menor - do mesmo tamanho que ele, devia ter uns 2 anos também - já veio brincar com ele e fazer amizade. A menininha era de uma agilidade incrível. Subia em tudo, pulava, corria, se esticava. E o Pedro no seu ritmo de criança normal, brincava e tudo, mas não naquela velocidade. Só tinha uma mãe sentada lá dentro e eu fiquei pensando quais seriam os filhos (ou o filho) dela e quem seriam as mães dos outros. Nessa hora entrou uma mulher com uma menina de quase 1 ano no canguru e começou a falar com a menininha que estava brincando com o Pedro. Ah, então essa é a  mãe da menininha bonitinha? Então a irmã dessa mulher sentou do meu lado e me disse que ela era mãe das 3 crianças energéticas do playground: o menino de uns 6 ou 7 anos, a menina de uns 4 anos, outra que era a amiga do  Pedro de uns 2 anos e a nenê de menos de 1 ano que estava no colo dela. Os quatro são dela? Isso significa que a outra mãe sentada ali é mãe só daquela outra menina boazinha? E eu disse pra irmã dela: "Nossa, ela deve ter muito trabalho!" ao que ela me respondeu: "Mas ela é 'home-mom', então é mais fácil." Fácil? Com 4 filhos com toda aquela energia? A coitada da mãe tinha uma cara de acabada, de gente que cansa muito e não se cuida, gente que não dorme faz anos e não sabe o que é ter um minuto de paz. Ela nem sorria. E pensar que isso é normal aqui...

E depois tem gente que vem falar que EU teria muito trabalho com dois filhos. Tudo é uma questão de ponto de vista!

2 comentários:

  1. Amei essa história de que ai os finais de semana são voltados à familia. Vejo então que sou normal!!!!! kkk

    ResponderExcluir
  2. Mas é a melhor coisa do mundo, você não acha?
    Beijos!!!

    ResponderExcluir