sexta-feira, 16 de março de 2012

Profissão: Mamãe! Convida Paty Cancelier, amiga e blogueira

Estou inaugurando hoje a parte do blog em que eu recebo convidadas que gosto muito para escreverem sobre assuntos diversos relacionados à maternidade.

Inaugurando o Profissão: Mamae! Convida, recebo minha amiga Patrícia, do blog homônimo do meu, 
Profissão Mamãe! falando sobre algumas mudanças que a casa sofreu depois da chegada da linda Ana Luiza.

Chega de lero-lero, vamos logo ao que interessa! E com vocês, Paty!



To sisintindo a última coca-cola do deserto! E não poderia ser diferente, já que fui convidada pela querida da Fe, para estrear o novo espaço aqui do Profissão: Mamãe!

Então, peço licença à você, que assim como eu, adora passar aqui no blog para ler sobre o Pedro e o Daniel. Hoje não vou falar desses dois delícios. A protagonista de hoje é a Ana Luiza, minha filhota que também é uma delicinha...


Quando a gente fica grávida, tem sempre alguém pronto pra dar um conselho...
"Dorme bastante agora porque depois você não vai dormir mais."
"Sai bastante agora porque depois você vai pensar duas vezes antes de sair."
"Aproveita os momentos a dois com seu marido porque depois o bebê vai sempre estar entre vocês."
"Passa bastante creme na barriga porque ela já vai ficar flácida, mas não precisa ficar com estria."

E por aí, vai. Eu recebi esses e mais outros tantos conselhos e confesso que agradeço pela maioria deles. Hoje, refletindo sobre o assunto, vejo que as pessoas realmente estavam certas quando me alertavam sobre tantas mudanças pós-nascimento do bebê. A vida fica completamente diferente e nada mais é como antes. No meio de tanto conselho, vejo que ninguém se lembrou de me dizer que mais uma coisa mudaria assim que minha filha nascesse: a decoração da minha casa. Não, eu não estou falando do quarto do bebê. Berço, guarda-roupa, poltrona, protetor de berço. Essas mudanças são óbvias e nós mães adoramos fazer as compras do enxoval e dos móveis do baby. Estou falando das mudanças que temos que fazer para nossos filhos não se machuquem dentro de casa e para que nossa casa não se "machuque" com o bebê furacão.

Aqui em casa essas mudanças começaram a ser feitas a partir do momento que a Analu começou a se locomover sozinha e ficou doida para explorar cada canto do apartamento. Em cada centímetro ela encontrava algo para ser descoberto. Algo que poderia ser muito interessante e perigoso ao mesmo tempo.

Minha primeira atitude foi "lacrar" todas tomadas que estavam ao alcance dos seus dedinhos curiosos. Fui nessas casas de R$1,99 e comprei um protetor de tomadas (cor-de-rosa, bem cafoninha, por sinal), e bem ingênua achei que meus problemas estavam acabados... Assim que coloquei a Analu no chão, ela arrancou os protetores da tomada e em um segundo já estava tentando colocar o dedo no buraquinho. A solução encontrada foi fixar os protetores com durex transparentes. Assim bem ridículo, mesmo! O único jeito que eu achei para ficar tranquila sabendo que minha filha não levaria um choque a qualquer momento.

A segunda mudança ocorreu na lavanderia: produtos de limpeza foram guardados em prateleiras acima de um metro e meio de altura. Pronto? Posso ficar tranquila e deixar minha filha circular livremente pela lavanderia? Claro que não! Acontece que eu tenho gatos. E meus gatos, assim como outros gatos, comem ração, bebem água e usam uma caixa de areia para fazer as necessidades. E tudo isso, ração, potes de comida, pote de água e caixa de areia, pode virar um brinquedo muito legal. Na primeira ida até a lavanderia, a Analu derramou água no chão, depois encheu o pote de água de ração e se eu não chego a tempo o próximo passo seria dentro da caixa de areia. A solução foi comprar um portãozinho e colocar entre a cozinha e a lavanderia. Tudo resolvido? Mais uma vez, não! Porque como não dava mais para chegar até a lavanderia, a cozinha passou a ser o lugar preferido da casa. Potes foram parar no chão, gavetas de talheres estavam sendo abertas e tudo estava ficando perigoso demais para o meu gosto. A solução foi colocar o portão na porta da cozinha. E daí se precisa ficar abrindo e fechando o portão a cada 20 minutos pelo menos? O que importa é que hoje a presença de criança na cozinha só se for acompanhada da mamãe ou do papai.

Depois disso, o foco das mãozinhas curiosas começou a ser o raque da sala cheio de pequenos objetos que viviam indo parar no chão. E mais uma mudança precisou ser feita. Porta-retrato, velas, vaso de orquídea, caixinha de contas pagas, vai tudo parar em cima de outro móvel mais alto. E deixa lá, tudo exprimido e bem fora de qualquer padrão estético.

Não satisfeita com toda essa belezura de decoração, resolvi colocar uma caixa de brinquedos no canto da sala ao lado do sofá. Minha ideia era que a Analu ficasse brincando num único canto e totalmente às minhas vistas. Mas como era de se prever, o tiro saiu pela culatra. Não só os brinquedos da caixa foram espalhados, mas outros brinquedos que estavam no armário do seu quarto. E se estiverem dando sopa, alguns sapatos e roupas também acabam devidamente jogados no chão. Resultado? Muita bagunça e trabalho em dobro pra mãe.

Por enquanto, mas só por enquanto, minha casa está relativamente à prova de Ana Luiza. Mesmo assim, o certo é manter sempre os dois olhos bem abertos. Nunca dá pra prever quando ela vai descobrir alguma novidade perigosa dentro de casa...

5 comentários:

  1. Eeeeeeeee que feliz que eu fico por ter tido a oportunidade de participar desse blog lindo!
    Fe, MUITO obrigada pelo convite! E quando quiser, estou sempre às ordens..
    Beijooos
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse relato. Olha, acho que eu tive "sorte". Minha gravidez não foi de modo algum planejada, eu morava com meus pais e o Silvio com a mãe dele, então, quando fomos montar e decorar a casa, já sabíamos que em breve teríamos uma pequena destruidora circulando por aí, então levamos isso em consideração; por isso não tem vaso no chão, enfeite pendurado ao alcance dela e tudo mais. mas mesmo assim a gente vai fazendo pequenas mudanças com o tempo né? Os portõezinhos não existiam no começo e fora a decoração "diária" de brinquedos espalhados; mas é uma paisagem tão lindo vê-los ali no meio de tudo se divertindo e aprendendo né?!
    Beijos
    Aline
    www.decaronanacegonha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha casa também mudou completamente! Quando o Pedro começou a brincar na sala, tudo ficou diferente. Tem até um post que contei sobre isso: http://profissao-mamae.blogspot.com.br/2010/05/nova-decoracao.html
      Como diria minha mãe, "Mãe é tudo igual. Só muda o endereço!"
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  3. Essa visita é simplemente maravilhosa! Claro que sou suspeita porque adotei a Paty como irmã e Analu como sobrinha de coração! Parabéns Fe pelo novo espaço e Paty pela história! Aos frutinhos ... uns apertões bem gostosos!!!

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Má, obrigada pela visita!
      Conheci a Paty sem querer, através de um amigo (oi?) que foi procurar meu blog, digitou errado e entrou no blog dela. Aí ele me disse que tinha esse blog de nome igual e eu fui visitá-la. Acabei adorando!
      Já estou procurando uma voluntária para a próxima sessão Profissão: Mamãe! Convida. Alguém se habilita?? kkkk
      Beijos!!
      Fe

      Excluir